02 de Outubro de 2023

Você já se sentiu confuso ou frustrado ao ler um documento jurídico? Você já teve dificuldade para entender os termos técnicos, as frases longas e complexas, ou a estrutura do texto? Você já pensou que poderia haver uma forma mais simples e eficiente de comunicar o direito?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, você não está sozinho. Muitas pessoas, inclusive profissionais do direito, sofrem com a falta de clareza e acessibilidade dos documentos e processos jurídicos. Essa situação pode gerar diversos problemas, como:

  • Falta de confiança nos serviços jurídicos;
  • Perda de tempo e dinheiro com conflitos e litígios;
  • Dificuldade de acesso à justiça e aos direitos.

Mas, felizmente, existe uma solução para esse problema: o Legal design.

O que é o Legal design?

O Legal design é uma forma de pensar e fazer o direito de maneira mais criativa, simples e eficiente. O objetivo é tornar os documentos e processos jurídicos mais acessíveis, compreensíveis e atraentes para os usuários, sejam eles clientes, juízes, advogados ou cidadãos.

O Legal design se baseia em quatro princípios:

  • Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendendo suas necessidades, dores e expectativas. O Legal design busca conhecer o perfil e as preferências dos usuários, para oferecer soluções personalizadas e satisfatórias.
  • Colaboração: é a forma de trabalhar em equipe, integrando diferentes áreas do conhecimento e pontos de vista. O Legal design estimula a participação de todos os envolvidos no projeto, desde o início até o fim, para garantir a qualidade e a eficácia do resultado.
  • Experimentação: é a forma de testar hipóteses e protótipos, antes de implementar a solução final. O Legal design permite o erro e o aprendizado, buscando sempre melhorar e aperfeiçoar o produto ou serviço jurídico.
  • Visualização: é a forma de usar elementos gráficos, como imagens, cores, ícones, diagramas, entre outros, para facilitar a comunicação e a compreensão do conteúdo jurídico. O Legal design aplica os conceitos de design gráfico, tipografia, layout, entre outros, para tornar os textos jurídicos mais claros e atrativos.

Como o Legal design pode revolucionar a advocacia?

O Legal design pode ser aplicado em diversas áreas do direito, como contratos, petições, termos de uso, políticas de privacidade, pareceres, relatórios, entre outros. Alguns dos benefícios do Legal design são:

  • Aumento da confiança: ao tornar os documentos jurídicos mais transparentes e compreensíveis, o Legal design gera mais confiança nos usuários, que se sentem mais seguros e satisfeitos com o serviço prestado.
  • Redução de custos: ao simplificar os processos jurídicos e evitar mal-entendidos ou conflitos, o Legal design reduz os custos operacionais e judiciais, tanto para os profissionais quanto para os clientes.
  • Diferenciação competitiva: ao oferecer um serviço jurídico mais inovador e eficiente, o Legal design cria um diferencial competitivo no mercado, atraindo e fidelizando mais clientes.

Quais são alguns exemplos de projetos de Legal design no Brasil?

O Legal design é uma tendência mundial que vem ganhando cada vez mais espaço na advocacia brasileira. Alguns exemplos de projetos de Legal design no Brasil são:

  • Legal Hub: é uma plataforma online que oferece modelos de contratos personalizáveis e automatizados, usando linguagem simples e elementos visuais. O usuário pode escolher o tipo de contrato que deseja, preencher as informações necessárias e gerar o documento em poucos minutos.
  • Legal Score: é uma ferramenta online que avalia a qualidade dos documentos jurídicos, usando inteligência artificial. O usuário pode enviar seu texto jurídico e receber um feedback sobre sua clareza, coerência, estrutura, entre outros aspectos. A ferramenta também sugere melhorias e correções para o texto.
  • Legal Lab: é um laboratório de inovação jurídica que desenvolve projetos de Legal design para diversos clientes. Um dos projetos é o Legal Comics, que consiste em transformar textos jurídicos em histórias em quadrinhos, usando personagens e situações cotidianas para explicar conceitos e direitos.

Como aprender mais sobre o Legal design?

Se você se interessou pelo Legal design e quer saber mais sobre esse tema, pode buscar cursos, livros, artigos, podcasts, entre outros recursos sobre o Legal design na internet. Alguns exemplos são:

  • [Curso online de Legal Design]: é um curso oferecido pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ensina os conceitos e as técnicas do Legal design, com exemplos práticos e exercícios.
  • [Livro Legal Design: a jornada do design no universo jurídico]: é um livro escrito por Tânia Rigo e Marcelo Chaves, que apresenta os fundamentos e as aplicações do Legal design, com casos reais e ilustrações.
  • [Artigo Legal Design: o que é e como aplicar na advocacia]: é um artigo publicado no portal Jusbrasil, que explica o que é o Legal design, quais são seus benefícios e como usá-lo na prática.
  • [Podcast Legal Design Brasil]: é um podcast produzido por Bruno Barreto, que traz entrevistas com especialistas e profissionais do Legal design, abordando temas como inovação, tecnologia, comunicação, entre outros.

Espero que você esse texto sobre o Legal design tenha sido útil para você.

 

 

Compartilhar no Facebook